MINICURSOS

PALESTRANTE:
Roy Edward Bruns (UNICAMP) e Ieda Spacino Scarminio (UEL)

TÍTULO:

Planejamento e Otimização de Experimentos

Porque métodos univariados (convencionais) de otimização não funcionam? As vantagens de usar método multivariados. Como o número de ensaios pode ser minimizado com planejamentos multivariados e ainda obter resultados mais precisos do que aqueles provenientes de métodos univariados. Conceitos de estatística essenciais para aplicar planejamento de experimentos (DOE). Planejamentos fatoriais com dois níveis para aplicações no laboratório e planta piloto. Análise de dados e interpretação de resultados. Planejamentos adequados para obter superfícies de resposta. A otimização simultânea de varias propriedades de um produto. Análise de dados, validação do modelo e interpretação de resultados. Superfície de respostas para misturas. Regressão linear múltipla. Modelos linear, quadrático e cúbico especial. Análise de dados, validação do modelo e interpretação de resultados. Utilização do planejamento de misturas em cromatografia e meio extração.

1

2

PALESTRANTE:
Marcelo Martins de Sena (UFMG)

TÍTULO:

Métodos quimiométricos de classificação. Aplicações em análises forenses e
autenticação de alimentos

Inicialmente, será feita uma breve introdução sobre Quimiometria e será apresentado o principal método de análise exploratória de dados (classificação não supervisionada): análise de componentes principais (PCA, Principal Component Analysis). Na sequência,serão abordados os métodos de classificação supervisionada, com maior destaque para a análise discriminante por mínimos quadrados parciais (PLS-DA, Partial Least Squares – Discriminant Analysis) e o SIMCA (Soft Independent Modeling of Class Analogy). Serão debatidas as vantagens e desvantagens de se utilizar métodos discriminantes ou de modelagem de classe. Os novos métodos de classificação supervisionada, propostos recentemente, serão mencionados (PLS-DM, OC-PLS e DD-SIMCA). Finalmente, serão apresentados exemplos de aplicações envolvendo análises forenses e/ou autenticação de alimentos e bebidas. Os exemplos apresentados envolvem classificação de amostras de drogas apreendidas pela polícia, detecção de fraudes em carnes e falsificações de medicamentos, perfumes e bebidas (cervejas e uísques).

3

PALESTRANTE:
Adriano de Araújo Gomes (UFRGS)

TÍTULO:

Seleção de variáveis em dados químicos

A instrumentação analítica moderna permite a aquisição de um grande volume de informação, por amostra, num curto intervalo de tempo. Ao analista, cabe a tarefa de compilar estes dados e obter informação útil. Muitas vezes, esse processo de análise dos dados envolve modelos multivariado de calibração e/ou classificação. Uma questão pertinente que deve ser respondida é: Toda informação instrumentação coletada é útil para o modelo? Se a resposta for não, e é bem provável que seja esta a resposta, o uso de abordagens de seleção de variáveis deve ser considerado. As ferramentas de seleção de variáveis permitirão ao analista descartar dados não informativos e redundantes de modo a obter modelos mais simples, parcimoniosos e com melhor capacidade preditiva, não menos importante, tornará os modelos mais interpretáveis quimicamente. Neste curso serão abordados conceitos tipos e categorização dos métodos de seleção de variáveis. Será realizado atividades práticas usando o MatLab. Conhecimentos básicos de classificação e calibração são requeridos.

4

PALESTRANTE:
Cleber Galvão Novaes (UESB)

TÍTULO:

Otimização de métodos analíticos nas áreas farmacêutica e de alimentos utilizando
planejamento de misturas

As técnicas de otimização multivariada são bastante utilizadas com o intuito de melhorar as características de um método, de forma a torná-lo mais eficiente, robusto e mais sensível. As variáveis que influenciam o desempenho de um procedimento podem ser classificadas em variáveis de processo ou variáveis de mistura. Assim, os planejamentos de misturas são particularmente usados quando se tem que lidar com a combinação entre os níveis das proporções. Neste minicurso serão abordados os conceitos e principais tipos dos planejamentos de mistura, bem como as características da cada planejamento. Aplicações de planejamento de misturas na otimização de diferentes métodos analíticos nas áreas farmacêutica e alimentícia serão apresentadas e discutidas. Este minicurso é voltado principalmente para estudantes, de graduação e pós-graduação, profissionais e demais categorias que estejam interessadas em conhecer as potencialidades dos planejamentos de mistura.

Lucas Logo.png

Organização:

Contato

  (83) 9 9104-4754

  xiw.quimiometria.uepb@gmail.com

  /xiwquimiometria

© 2020 site criado por Lucas Veríssimo.